Blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Staycation



A Rita sugeriu e teve adesão! Achei a ideia gira e, faz todo o sentido no contexto actual. Apesar de não ser o tema principal deste blog, achei que nos podíamos desviar um bocadinho, por uma boa causa.
Então é assim: STAYCATION. Aproveitar as férias para explorar o que de melhor há na nossa zona.
O desafio da Rita era simples: cada um dos interessados participaria com um post sobre a sua zona.

Vou falar então sobre a zona da Arrábida/Cabo Espichel/Sesimbra, que, se situa na Península de Setúbal, focando-me nos passeios que podem fazer.
Para quem não conhece, começo já por dizer que é uma zona linda, principalmente pelas paisagens naturais. Também tem alguns monumentos mas, na minha opinião, a principal atracção são mesmo as paisagens naturais e a diversidade de plantas e animais que podem encontrar por lá.


Os acessos, em termos de transportes, para esta zona, não são fáceis mas, se forem de carro e estacionarem têm imensos percursos (kms!!!) que podem fazer a pé ou de bicicleta. Acreditem que têm percursos possíveis para vários dias de férias.
Se, não forem da zona mas ficarem curiosos,  existem Parques de Campismo na Arrábida.

Fica então uma sugestão de um dia passado (com extra de queima de calorias e bronze):

Agarrem no carro e arranquem de manhã. Se tiverem coragem (eu nunca tive) tentem ir ver o nascer do Sol na Arrábida, dizem que vale mesmo a pena!
Levem mochilas com água, ténis confortáveis e protector solar. Também podem levar as bicicletas.
Antecipadamente, procurem na net alguns percursos que podem fazer, para facilitar a decisão de onde deixar o carro. Imprimam os mapas ou carreguem-nos nos vossos GPS.
Dentro dos vários percursos sugeridos podem escolher o que se adequa mais a vós e ao grupo com que vão: percursos mais calmos, ideais para fazer em família ou percursos mais arriscados e mais difíceis para fazer com um grupo de amigos aventureiro.
Pelo caminho, podem parar para um pic-nic, na relva ou sobre o mar, e apreciar a vista estonteante.
Eu e o Pedro, quando planeamos um destes passeios, costumamos levar umas sandes, estacionar o carro, e almoçar por lá.
Se tiverem filhos, podem parar num sítio com bastante espaço para jogos em família ou então deixá-los correr e brincar à vontade enquanto os pais aproveitam para namorar um pouco (ou dormirem uma sesta).

Uma actividade muito gira, não só para a Arrábida mas para todo o País (e pelo mundo inteiro), é o geocaching. O geocaching é uma "caça ao tesouro" onde, através de pistas e coordenadas GPS, encontramos a cache, ou seja, o tesouro. O tesouro em si, não é nada de mais, geralmente é composto por uma caixa com um registo dos geocachers que a encontraram e pequenas recordações - podemos retirar uma que nos agrade desde que a troquemos por outra. Mas, a graça do geocaching não está de todo no tesouro em si mas no percurso até lá.
Através do geocaching, metemo-nos por percursos que nunca escolheríamos e descobrimos locais MARAVILHOSOS!
Além disso, descobrirmos ainda "tesouros" escondidos no meio de cidades super movimentadas como Barcelona, Paris...
No site oficial do geocaching, podem procurar caches pela zona de preferência e, para cada cache, é indicada informação acerca da dificuldade do percurso, distância, se é adequado para ser feito de bicicleta, em família, com animais...

Só para vos abrir o apetite olhem esta foto que o Pedro tirou durante uma das nossas aventuras de geocaching na Arrábida... (cache super difícil, eu não consegui chegar até ao fim, só o Pedro...)



Pela tarde, podem ir para uma das praias (se for no Verão e durante o fim-de-semana os acessos podem ser complicados) e dar um mergulho!

Se tiverem chance, não deixem de visitar o Cabo Espichel (mar a perder de vista, super imponente) e, para terminar o dia em grande, visto que pouparam no almoço e em dormidas fora de casa, que tal jantar um peixe por Sesimbra ou comer um gelado enquanto passeiam pela praia?

This post is about a suggestion of holidays in Arrábida. If you have interest on this, please let me know and I can send you some information in English.

3 comentários:

  1. Que giro, eu e o meu marido também somos geocachers. À conta desta brincadeira temos conhecido sítios espantosos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá luarte,
      É verdade, acabamos por ir a sítios que nunca íriamos normalmente:) é o máximo! além de que todos gostamos de descobrir tesouros.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá
    Queria só dizer que realmente o nascer do sol na Arrábida é realmente espantoso. Entrar na serra ainda de noite e ver o dia começar num dos miradouros mais altos é sem dúvida algo que deviam experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar